• VOLTAR
  • Imprimir
  • ENVIAR
  • A+ A-
Pesquisadores do Cepel apresentam minicursos sobre os programas ANAREDE e ANATEM na Semana de Engenharia Elétrica da UFRJ

Detalhes: Notícias

Pesquisadores do Cepel apresentam minicursos sobre os programas ANAREDE e ANATEM na Semana de Engenharia Elétrica da UFRJ

03-09-2019

Os pesquisadores Renan Pinto Fernandes e Nícolas Abreu de Rocha Netto participaram, em agosto, da Semana de Engenharia Elétrica (Senel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quando ministraram, respectivamente, cursos, com quatro horas de duração,  sobre os programas computacionais ANAREDE (Análise de Redes Elétricas) e ANATEM (Análise de Transitórios Eletromecânicos), desenvolvidos pelo Cepel para estudos de sistemas elétricos de potência. É o segundo ano consecutivo que especialistas da Área de Redes Elétricas do Centro participam da Senel, representando uma das frentes de aproximação da instituição com as universidades.

 

No caso do programa ANAREDE, os participantes foram apresentados ao básico sobre entrada de dados, uso da interface gráfica e solução do Fluxo de Potência.  “É sempre um prazer poder participar de eventos acadêmicos nas universidades. É muito gratificante poder auxiliar no desenvolvimento profissional dos alunos”, pontua Renan.

 

Já no minicurso sobre o programa ANATEM, os alunos puderam rever conceitos fundamentais da estabilidade eletromecânica de sistemas de potência, além aprender sobre a utilização do programa e sua entrada de dados. “Apesar de ser um assunto de muito interesse do mercado”, pondera Nícolas, “na graduação, os alunos não costumam ter muito contato com os conceitos de estabilidade eletromecânica, sendo um tema mais explorado em cursos de pós-graduação. Acredito que o minicurso complemente a formação acadêmica dos alunos”.

 

Nícolas também foi mediador da mesa redonda “Futuro dos veículos elétricos”, que contou com a participação do professor da UFRJ Richard Stephan e do renomado consultor na área de veículos elétricos Ricardo Takahira. Na ocasião, foram discutidas as implicações técnicas e socioeconômicas que o emprego das tecnologias do trem de levitação magnética MagLev Cobra, da Coppe/UFRJ, e demais veículos elétricos trazem para a sociedade.

 

Com o objetivo de aumentar ainda mais a visibilidade e penetração dos programas desenvolvidos pelo Cepel e aproximar-se de seus futuros analistas e usuários, o Centro frequentemente participa de eventos e ministra palestras em universidades, como na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ).

 

Sobre a Senel

 

A Senel é um evento acadêmico anual voltado aos alunos de graduação do curso de Engenharia Elétrica da UFRJ. Trata-se de uma iniciativa dos próprios alunos para aproximar o meio acadêmico do mercado de trabalho e da aplicação dos conhecimentos técnicos aprendidos nas disciplinas da graduação. A edição deste ano teve como tema “A Energia que Moverá o Brasil” e ocorreu entre os dias 19 e 23 de agosto, contando com a presença de diversos profissionais do setor.