Cepel participa de evento do Inmetro sobre inovação em metrologia

Cepel participa de evento do Inmetro sobre inovação em metrologia

11-10-2019

O pesquisador do Cepel José Eduardo da Rocha Alves Junior participou, no último dia 03, da mesa redonda “Demandas do setor elétrico convencional para apoio à inovação tecnológica com foco em Metrologia” no Encontro Inovação em Metrologia, promovido pelo Inmetro, no seu Campus de Xerém (RJ). Com o tema “Energia”, o evento reuniu pesquisadores, academia e setor produtivo para debater, durante dois dias, oportunidades de parceria e demandas tecnológicas. A programação do dia 03 foi voltada ao setor elétrico, e a do dia 04, ao setor de óleo e gás. Também estiveram presentes os pesquisadores do Centro Ricardo Penido Ross, Cesar Jorge Bandim, Alex Jean de Castro Mello, Tiago Fernandes Moraes, Alessandra Barbosa de Souza e João Carlos Lemos.

Na sua exposição, José Eduardo destacou as atividades do Cepel relacionadas ao combate a “perdas não técnicas” de energia (furtos de energia, erros de medição, erros no processo de faturamento, dentre outras), à medição sincrofasorial e à qualidade de energia elétrica.   O pesquisador ainda descreveu os cuidados relativos aos aspectos metrológicos dos projetos do Centro, visando a futuros trabalhos em parceria com o Inmetro.

José Eduardo assinalou que o conceito de inovação permeia as atividades do Cepel, citando exemplos como o projeto “Instrumentação para Monitoramento e Análise de Descargas Parciais”, a construção do Laboratório de Smart Grids e o projeto P&D Aneel “Desenvolvimento de Cabeça de Série e Validação em Campo de Sistema com Transformadores de Corrente Automonitorados (TCAM/FCAM) Visando o Combate às Perdas Não Técnicas”, desenvolvido pelo Centro, em parceria com a Light e a FITec – Inovações Tecnológicas.

“O projeto TCAM/FCAM teve início em 2018 e consiste no desenvolvimento de soluções para combate a perdas através do monitoramento de transformadores para instrumentos. Ao mesmo tempo em que contribui para a redução de perdas não técnicas, está consoante à tendência mundial de maior supervisão e controle de redes elétricas, tornando-as cada vez mais inteligentes”, explicou José Eduardo.

Detentor de várias patentes concedidas ao redor do mundo, o projeto TCAM/FCAM também foi mencionado pelo gerente da Light, Danilo Ribera, que participou da mesma mesa redonda que José Eduardo, abordando a questão da Inovação nas Ações de Perdas de Energia. Em sua palestra,  Danilo ressaltou o volume das perdas não técnicas na área de concessão da empresa e alguns projetos inovadores que a Light está realizando no combate a estas perdas, dentre eles o TCAM/FCAM.

A mesa redonda respondeu a perguntas elaboradas pelo público. As questões giraram em torno, principalmente, do futuro das redes elétricas e da transição para as redes inteligentes. Os participantes da mesa concordaram que estas redes serão realidade em breve.