- Página Principal
- Linhas de Pesquisa
- Técnicas Computacionais Aplicadas à Área Energética
Técnicas Computacionais Aplicadas à Área Energética
Apresentação A linha de pesquisa "Técnicas Computacionais Aplicadas à Área Energética" visa à aplicação de técnicas de processamento distribuído, a partir da definição de estratégias de paralelização a serem adotadas nos modelos computacionais do Departamento de Otimização Energética e Meio Ambiente, para utilização dos programas em ambiente de alto desempenho com redução significativa de tempo de execução. Visa ainda ao desenvolvimento de modelos, algoritmos e facilidades computacionais para integração dos programas da área energética.
A implementação de estratégias de paralelização, realizadas através de mensagens MPI (“Message Passing Interface”), reduz, de forma significativa, o tempo de execução dos programas computacionais, agilizando a obtenção de resultados e os aprimoramentos na modelagem matemática dos modelos computacionais. Já a integração dos programas facilita sua atualização, a compatibilidade dos dados utilizados entre dois ou mais modelos computacionais, além da obtenção de resultados gráficos.
Ainda nesta linha de pesquisa, está em desenvolvimento um novo ambiente computacional para desenvolvimento e uso dos modelos computacionais do DEA, com unificação dos arquivos de entrada e saída, interface em ambiente Web e maior compartilhamento dos desenvolvimentos metodológicos realizados em cada modelo.
Esta linha de pesquisa utiliza a infraestrutura do Labcin e é correlata às linhas "Meio Ambiente"; "Planejamento da Expansão Energética"; "Planejamento da Operação Energética"; "Hidrologia Estocástica, Recursos Hídricos e Ventos"; Análise Financeira de Projetos e Comercialização de Energia.
|